quinta-feira, 1 de julho de 2010

Por que fazer um intercâmbio agora?

Muitos dirão, “Que pergunta besta!! Fazer intercâmbio porque é uma oportunidade MARA de viajar, conhecer outros países, pessoas, hábitos...”, mas então por que também não se desafiam a fazer o mesmo enquanto nossas responsabilidades são relativamente pequenas comparando com o que há de vir?! Falar muitas vezes é fácil, mas na hora de fazermos, pensamos muito se fazemos naquele momento ou não e muitas vezes fica tarde demais. Vamos aproveitar que somos jovens e com vontade de nos desafiar e conquistar todo o mundo!! Vamos sair de nossas casas e conhecer o desconhecido!! Vamos encarar um dos maiores e melhores desafios que a AIESEC nos oferece!! O intercâmbio profissional!!

Desde o meu começo de AIESEC sabia que faria um DT, sabia que queria conhecer um país e suas dificuldades, só não sabia quando faria isto.

Durante nosso DDays do PSEL 1-2010, em nossa agenda de MPs conversamos praticamente a tarde inteira sobre nossa missão na como AIESECo. Somos jovens e estamos aqui para tornarmos Agentes de Mudança e o que fazemos para ser um? Essa pergunta pode ter sido uma pergunta qualquer para alguns, mas ficou em minha cabeça por todo o evento. “O que posso fazer para mudar a vida de outros para melhor? Trabalho trazendo pessoas para o Brasil e consequentemente impactando as vidas dos mesmos, mas como será o outro lado da moeda??” Naquele exato momento decidi me desafiar a conhecer este “outro lado”. Voltei para casa e conversei com minha mãe: “Mãe, preciso de um investimento...” minha mãe sem entender nada me perguntou o que eu iria fazer na bolsa de valores kkkkkk Então expliquei que não era esse tipo de “investimento”, estava mais para um “financiamento”. Expliquei o motivo de meu intercâmbio, que queria levar o bem para pessoas no mundo inteiro. Isso a AIESEC nos permite fazer com muita facilidade, basta querer!! Aqui, querer é PODER! Minha mãe compreendeu palavra por palavra e sem apresentar qualquer empecilho se prontificou a me ajudar com este intercâmbio.



Agora, estou em Bogotá – Colômbia. Cheguei aqui ontem, 30/06/2010 e hoje estive visitando casas de famílias “desplazadas”. Famílias que em sua grande maioria morava em fazendas e viviam da agricultura, mas que foram expulsas de lá diversos motivos que ameaçavam suas vidas como por exemplo a violência das FARCs e dos Para-militares. Estes invadiam as fazendas com a intenção de apropriarem-se das mesmas para morar ou até mesmo cultivar drogas e as famílias sem ter como impedi-los, abandonavam tudo e saiam em busca de novo lugar para morar. Agora o governo trabalha em busca destas famílias para poder ajudá-los a reconstruir suas vidas e a terem novamente uma estrutura digna que qualquer ser humano tem direito de ter para criar sua família.




Com esta experiência, só estou mais certo de que farei outro DT depois que retornar ao Brasil!!

Eu faço minha parte por um mundo melhor!! E você?!?

Este foi apenas meu primeiro dia em Bogotá, mas tenho certeza de que vou aprender e ver muito mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário